PLANO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Introdução
Ter
três a cinco anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez:
a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguirem
fazer um “morcego” nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o
ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se
com o resultado da mistura de tintas, perseguirem os sapos escondidos no
bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a
primeira palavra, perder o primeiro dente… e no final do dia, levar uma
lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num
ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento.
Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na
convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimentam sensações,
cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias,
personagens e significados.
Justificativa
Tendo em vista os diagnósticos realizados, no
início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor
pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a
tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias
necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e
aprendendo juntos.
Objetivo
Geral
Proporcionar
condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência,
pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se
desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral
e escrita.
1 - Identidade e Autonomia.
Com base nos dados levantados na avaliação
diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que
as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto
confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando
superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e
solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências
com outras crianças e adultos.
Conteúdos
Conceitos,
Fatos e Princípios:
- Adaptação;
- Identidade e Autonomia;
- Identificação;
- Interação;
- Nome;
- Socialização;
- Cuidados Pessoais;
- Imagem;
- Respeito e diversidade.
Procedimentos
- Participar
de brincadeiras de escolha;
- Compartilhar
a história individual da vida de cada um e de seu nome;
- Ouvir o outro;
- Adquirir habilidades sociais;
- Realizar atividades com independência;
- Participar
de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
- Reconhecer
o corpo e suas características;
- Identificar
e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e
respeitando os outros;
- Vivenciar
situações de higiene e boa alimentação.
- Participar
e interessar-se por situações que envolvem a relação com o outro;
- Respeitar
as regras simples do convívio social;
- Participar de brincadeiras diversas;
- Realizar
ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.
Atitudes, Normas e Valores
- Familiarização
com professores, colegas e escola;
- Reconhecimento
e valorização dos espaços da escola;
- Valorização
de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
- Respeito
consegue mesmo e com o outro;
- Auto-estima;
- Organização do tempo;
- Imagem positiva de si.
- Valorização
do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
- Valorização
da limpeza e aparência pessoal;
- Valorização
dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
- Conhecimento,
respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
- Respeito
e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
- Realizar
ações de forma independente.
Atividades.
- Roda
da conversa;
- Passeio
pela escola;
- Brincadeira de faz-de-conta,
individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
- Pesquisas;
- Rotina;
- Cantigas
de roda;
- Histórias;
- Calendário;
- Confecção
de crachás;
- Jogos
com o nome;
- Uso
do espelho;
- Jogos e brincadeiras com
regras;
- Passeio pela escola;
- Guardar
materiais;
- Organizar
a sala.
Ações de
Enriquecimento do Planejamento.
- Fazer roda da conversa e de
combinados;
- Elaborar crachás e jogos com
o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
- Propor a pesquisa da
história do nome para ser consciente de sua história;
- Proporcionar situações que a
criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
- Propor atividades em que as
crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
- Elaborar etiquetas para
identificar materiais individuais;
- Utilização do espelho para
reconhecimento do próprio corpo;
- Propor situações em que as
crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e
descobertas;
- Orientar as crianças quanto à
higiene pessoal;
- Executar o sistema
self-service nas refeições;
- Proporcionar e estimular a
capacidade da criança aprender;
- Oferecer situações variadas
e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal
e social;
- Incentivar a livre
iniciativa das crianças;
- Proporcionar jogos e
brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
- Incentivar a participação
das crianças nas diversas atividades de rotina;
- Sugerir atividades ao grupo,
sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
- Proporcionar e estimular a
capacidade da criança aprender;
- Valorizar mais o fazer da
criança do que os resultados das atividades propostas.
Procedimentos
de Avaliação
A
avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através
de registro e observação diárias do grupo.
______________________________________________________________
2. Movimento.
O objetivo desta área é adquirir cada vez
mais controle sobre o seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das
possibilidades de interação com o mundo, caminhando, manuseando objetos, correndo,
saltando, brincando sozinha ou no coletivo, com objetos ou brinquedos,
experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento.
Ao brincar as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo do seu próprio corpo. O movimento humano constitui em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano.
A maneira de andar, correr, arremessar, saltar, resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos significativos para a construção das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas atividades propostas por suas brincadeiras ou jogos.
Esses movimentos podem ser utilizados como dança, nos jogos propostos pelo educador, nas brincadeiras, nas práticas esportivas, entre outros nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais.
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.
O trabalho com movimento desenvolve as funções e manifestações da coordenação motora, propiciando aspectos específicos da motricidade das crianças, colaborando nas atividades cotidianas da sala de aula. Não falamos de atividades esportivas, mas de motricidade: eles são orientados na percepção do espaço em torno deles e no controle dos próprios movimentos corporais. As atividades propostas são diversificadas, elas podem variar entre: percursos, atividades usando objetos de motricidade como bicicletas, bolas, atividades em torno de ritmos musicais, introdução de jogos coletivos, entre outros.
Ao brincar as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo do seu próprio corpo. O movimento humano constitui em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano.
A maneira de andar, correr, arremessar, saltar, resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos significativos para a construção das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas atividades propostas por suas brincadeiras ou jogos.
Esses movimentos podem ser utilizados como dança, nos jogos propostos pelo educador, nas brincadeiras, nas práticas esportivas, entre outros nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais.
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.
O trabalho com movimento desenvolve as funções e manifestações da coordenação motora, propiciando aspectos específicos da motricidade das crianças, colaborando nas atividades cotidianas da sala de aula. Não falamos de atividades esportivas, mas de motricidade: eles são orientados na percepção do espaço em torno deles e no controle dos próprios movimentos corporais. As atividades propostas são diversificadas, elas podem variar entre: percursos, atividades usando objetos de motricidade como bicicletas, bolas, atividades em torno de ritmos musicais, introdução de jogos coletivos, entre outros.
Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- Expressividade
- Desenvolvimento pessoal
- Atividades rítmicas
- Equilíbrio e coordenação
- Jogos
- Brincadeiras.
Procedimentos
- Dominar o próprio corpo;
- Expressar-se
nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Apropriar-se
progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando
seus elementos;
- Desenvolver
cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
- Improvisar
e criar seqüências de movimentos;
- Comunicar-se
através de gestos e movimentos;
- Perceber
a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação;
- Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem
oral;
- Utilizar
a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está
inserido e com as pessoas que o compõem;
- Participar
em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,
dançar, etc;
- Conhecer
as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo
com o grupo;
- Conhecer
e controlar o próprio corpo;
- Participar
de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e
coordenação;
- Organizar
jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleça;
- Discutir
jogos coletivos com regras;
- Participar
de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de
outro tipo presente no cotidiano.
Atitudes, Normas e Valores
- Desenvolvimento corporal harmônico;
- Reconhecimento
da capacidade e da possibilidade individual;
- Apropriação da cultura corporal;
- Percepção
do próprio desenvolvimento físico;
- Reconhecimento
do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos;
- Liberdade para expressar-se;
- Valorização
e apreciação das manifestações expressivas;
- Interação
e respeito com o grupo;
- Utilização
do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;
- Criatividade;
- Percepção
e identificação de diferentes ritmos;
- Combinação de movimentos;
- Coordenação Psicomotora
- Integração com o mundo;
- Expressão
livre respeitando o espaço e o grupo;
- Valorização
e respeito às diferenças individuais;
- Participação
autônoma em atividades de lazer;
- Valorização das conquistas pessoais;
- Respeito
às regras dos jogos, não discriminando os colegas;
- Valorização
e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito
dentro do grupo;
- Valorização
das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem
discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais,
sociais e culturais.
Atividades
- Utilização
dos brinquedos do parque;
- Escolha livre de brinquedo;
- Imitação;
- Brincadeiras com bola;
- Estátua;
- Cordas;
- Expressão
corporal através do som de música;
- Brincadeiras
de perseguir, procurar e pegar;
- Circuito;
- Brincadeiras cantadas;
- Brincadeiras de roda;
- Mímica;
- Fórmulas de escolhas;
- Jogos
de Faz-de-conta;
- Jogos de representações;
- Jogos de adivinhas;
- Danças;
- Jogos
de agilidade, destreza e força;
- Recreação;
- Jogos com brinquedos construídos;
- Jogos com adivinhas;
- Jogos de atirar;
- Atividades rítmicas;
- Jogos
de correr e pular;
- Dança;
- Teatro.
Ações de Enriquecimento do Planejamento.
- Proporcionar
momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar,
correr, pular, saltar, brincar, etc.
- Sugerir
aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
- Propor
diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades
esportivas e outras práticas sociais.
- Organizar
gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os
próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas.
- Propor
atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas
emoções.
- Fazer
o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades
corporais de equilíbrio e coordenação.
- Pesquisar
diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais
interessa às crianças;
- Utilizar
atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
- Propor
atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação,
desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.
- Desenvolver
atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e
complexas;
- Trabalhar
com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem
as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios
deslocamentos e movimentos.
Sugestões de Atividades
com Movimento.
LEÃO E O RATO.
Certo dia o rato saiu da toca correndo. (correr)
Muito assustado estava o rato, pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer. (tremer)
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum
e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso, mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali viu o desespero do amigo e resolveu roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar
pulos de alegria (saltar). Saltou tanto que começou novamente a ficar
cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram serem amigos para sempre.
DORMINDO NO RECREIO.
Dei esse nome a brincadeira, pois os pequenos adoram. Alunos deitados em colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido).
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com
a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo. Guiados pelo comando dado:
·
Encolhidos;
·
Esticados;
·
Com calor;
·
Com frio;
·
Roncando;
·
Sonhando;
·
Com pesadelo;
·
Tranqüilos.
EXPLORANDO A TERRA.
Vamos sair pelo mundo para conhecê-lo melhor?
Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços
e pernas).
Muito
cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos.
Que
bela vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
Agora vamos correr até a praia? (correr)
Chegamos. Oba! Todos para a água... (nadar)
Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
Vejam... Conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos para pegar as conchinhas).
Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
Vejam, uma barraquinha. Vamos chupar um sorvete!
Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que
tal uma balinha?
(dar a cada criança uma bexiga cheia e com um cartãozinho de incentivo).
Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
Agora vamos correr até a praia? (correr)
Chegamos. Oba! Todos para a água... (nadar)
Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
Vejam... Conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos para pegar as conchinhas).
Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
Vejam, uma barraquinha. Vamos chupar um sorvete!
Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que
tal uma balinha?
(dar a cada criança uma bexiga cheia e com um cartãozinho de incentivo).
O GATINHO PIPO.
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele acordou com muita
preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu
correndo para atender a mamãe. (correr).
Saiu
com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só).
Depois
que o pé parou de doer, ele saiu a passear (quadrupedar) e não prestou atenção
nos carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás, (quadrupedar
para trás).
Pipo
ficou nervoso e começou a tremer (tremer).
Voltou correndo para casa. (quadrupedar correndo) e se deitou novamente (deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados (movimento do pescoço).
Voltou correndo para casa. (quadrupedar correndo) e se deitou novamente (deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados (movimento do pescoço).
CHAPEUZINHO VERMELHO.
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque
usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia a mamãe pediu para ela levar
doces para a vovó que morava no bosque,
Andava bem depressa entre as árvores (andar em zig, zag).
Ela
olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou
a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho
Vermelho estava muito cansada, sentou com a cabeça para cima e começou a respirar fundo (respiração).
Vermelho estava muito cansada, sentou com a cabeça para cima e começou a respirar fundo (respiração).
Ao
olhar para cima Chapeuzinho Vermelho avistou em uma árvore um ninho de
passarinhos, e tentou subir.
Na árvore ela tentava espiar quantos ovos havia no ninho; (fazer o movimento de espiar) Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las. (abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar
várias vezes), logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos,
então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio.
Na árvore ela tentava espiar quantos ovos havia no ninho; (fazer o movimento de espiar) Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las. (abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar
várias vezes), logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos,
então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio.
Ela
pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr
(correr).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr
(correr).
O
lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção
de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão
dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar
os músculos como boneco de mola).
Chegou à casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram
a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar).
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto da vovo
Chapeuzinho dormirei contente.”
A FUGA DO PALHAÇO.
de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão
dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar
os músculos como boneco de mola).
Chegou à casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram
a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar).
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto da vovo
Chapeuzinho dormirei contente.”
A FUGA DO PALHAÇO.
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado
de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta havia muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag).
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo.
(saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador (pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o esquerdo
(pular com o pé direito) , depois descansar o direito (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar, pois estava muito cansado. (andar
em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar
ofegante).
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar bem devagar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa.
(exercício de respiração).
Procedimentos
de Avaliação
A
avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através
de registro e observação do grupo.
3. Música.
A música é a linguagem que se traduz em
formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos,
por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A música está presente em todas as
culturas, tanto em festas e comemorações, como dentro de casa e nas ruas, etc.,
faz parte da educação desde há muito tempo, podendo ser muito útil até mesmo
podendo Colaborar no processo de ensino-aprendizagem.
A interação e comunicação social conferem
caráter significativo à linguagem musical que é uma das formas importantes de
expressão humana, o que justifica sua presença no contexto da educação
infantil.
A linguagem musical é excelente meio para o
desenvolvimento da expressão, equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento,
além da integração social.
Conteúdos
Conteúdos
Conceitos,
Fatos e Princípios
·
Trabalhar o processo da construção de uma
canção;
·
Trabalhar a música com atividades lúdicas;
·
Desenvolver atividades para criar meios de
conhecimento da música;
·
Conhecer cantores e autores brasileiros que
fazem parte da nossa cultura musical;
·
Conhecer o repertório de canções existentes,
como: clássicas, líricas, cantigas de roda, folclóricas;
·
Apreciação musical;
·
Fazer musical.
Procedimentos
- Ouvir
obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
- Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
- Criar
músicas e rimas em jogos cantados;
- Escutar atentamente;
- Descobrir
possibilidades sonoras com todo material acessível;
- Expressar-se
através da música;
- Desenvolver memória musical;
- Descobrir
vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode,
forró, MPB, etc.);
- Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
- Expressar-se
através da música e conhecer diferentes sons;
- Apreciar som e silêncio.
Atitudes, Normas e Valores
- Interesse
por vários estilos musicais;
- Gosto
e atenção em ouvir música;
- Escuta atenta;
- Criatividade musical;
- Expressão própria no canto;
- Discriminação
de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;
- Acuidade auditiva;
- Exploração
do som e suas qualidades (altura, duração);
- Interação
e participação no grupo;
- Gosto
e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;
- Exploração
do som e suas qualidades;
- Escuta atenta.
Atividades
- Cantigas de roda;
- Ouvir Clássicos;
- Ouvir
e dançar com MPB;
- Brincar com cantigas folclóricas;
- Apreciar o estilo Sertanejo;
- Fazer
pseudoleitura das letras de música;
- Brincar
com rimas e cantigas inventadas;
- Acompanhamento de canções;
- Dramatizações espontâneas;
- Danças
livres ao som de música;
- Canções de folclore;
- Brinquedos de roda;
- Brinquedos cantados;
- Coral;
- Criar rimas;
- Imitar sons;
- Ouvir músicas Gospel
- Compor pequenas canções;
- Interpretar de canções.
Ações de Enriquecimento do Planejamento.
- Propor
roda de música onde a criança tem oportunidade de ensinar música já
conhecida ao seu grupo;
- Trabalhar
músicas de diferentes gêneros;
- Criar
momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de
diversas épocas;
- Oferecer-lhe
música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com
ela ao mesmo tempo.
- Trabalhar
com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram
e fazem nossa cultura;
- Montar
e ensaiar um coral na escola.
- Criar
projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo,
coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;
- Apresentar
repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de
diferentes épocas e culturas.
- A
música deve estar de acordo com a realidade da criança, com a sua faixa
etária, com seu
- Interesse
e deve ser de fácil entendimento, o que acontece na maioria das canções,
melodias, músicas infantis é que cada um canta “o que quer” ou “como
entendeu que é certo”. Para que não exista uma diferença é necessário
conhecer a melodia correta, com seus tons altos, baixos, graves, agudos e
cantar entrando no tom da criança, que nem sempre é compatível com o
nosso. Mas não podemos “sacrificar” os alunos com melodias extensas e com
grande variação de tons. No grau da ludicidade pode ser subdividido em
vários outros, pois acaba envolvendo diretamente com uma letra e uma
melodia interessante para a criança, você já pode atingir certo grau de interesse,
participação e entendimento. Mas, com um pouco de criatividade, tudo pode
tornar-se mais fácil e divertido.
- Pode-
se utilizar ilustrações sobre a música, ou talvez ilustrações feitas pelos
próprios alunos, registradas em um “manual de canções da turma”,
alternativas podem ser utilizadas nesses casos, depende da disponibilidade
e imaginação de cada professor.
- Músicas
folclóricas, cantigas de roda, clássicas, líricas, entre outra que a turma
mostrar interesse
- Pode
se também trabalhar com as canções de seus filmes favoritos, desvendarem o
cantor, que tipo de classificação, exemplo: as canções do filme Harry
Potter são clássicas, a do Shrek são pop, as canções do castelo Ra-tim-bum
são cantigas de roda
Exemplos de músicas.
Acalantos – Boi da cara-preta
Brilha, brilha estrelinha
Dorme, neném
Mamãe.
Brincos – Serra, serra,
serrador
Palminhas de guiné
Dedo mindinho
Upa, upa, cavalinho.
Parlendas – Hoje é Domingo,
pé de cachimbo…
Tempo perguntou ao tempo…
Doce perguntou ao doce…
Rei capitão, soldado, ladrão…
Lá em cima do piano…
Uni, dune, tê, salamê…
Casa - Era uma casa muito
engraçada;
Não
tinha teto,
Não
tinha nada;
Ninguém
podia
Entrar
nela não,
Porque
na casa não tinha chão.
Ninguém
podia dormir na rede,
Porque
na casa não tinha parede.
Ninguém
podia fazer pipi;
Porque
penico não tinha ali;
Mas
era feita com muito esmero;
Na
rua dos bobos;
Número
zero.
Procedimentos
de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
4. Artes Visuais.
O objetivo com as aulas de
artes visuais é levar a criança a expressar, comunicar e atribuir sentido às
sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de
linhas, formas, pontos, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no
desenho, na escultura, na gravura, o movimento, o equilíbrio, o ritmo, a
harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são
atributos da criação artística.
As artes visuais estão presentes no
cotidiano da vida infantil ao rabiscar e desenhar, podendo utilizar desta área
para expressar experiências sensíveis.
podemos denominar a arte visual como uma área que faz parte da linguagem, uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que justifica sua presença no contexto da educação infantil.
podemos denominar a arte visual como uma área que faz parte da linguagem, uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que justifica sua presença no contexto da educação infantil.
O desenvolvimento da imaginação por meio
do desenho expressa sensibilidade e capacidade de desenvolver estética nas suas
gravuras, podendo ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção
de arte presente nos museus, igrejas, livros, revistas, gibis e etc. O
desenvolvimento da capacidade artística e criativa deve estar apoiado também na
prática reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, a percepção, a
sensibilidade, a cognição e a imaginação.
Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- O fazer artistico;
- Apreciação;
- Reflexão;
- Apreciação.
Procedimentos
- Observar
e reproduzir fotos e paisagens;
- Criar
desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
- Conhecer
e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas,
álcool, etc.);
- Explorar espaços variados;
- Expressar-se livremente;
- Desenhar espontaneamente;
- Expressar vivências;
- Criar desenhos e expressões;
- Utilizar
os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor,
volume, espaço, textura, etc.);
- Dominar
técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
- Reconhecer
e expressar-se usando formas geométricas;
- Adquirir
hábitos de observação, limpeza e ordem;
- Interessar-se
pelas próprias produções;
- Criar
desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações
artísticas novas;
- Representar
através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
- Conhecer diferentes produções artísticas;
- Apreciar
suas produções e a dos colegas;
- Organizar
e cuidar do espaço físico da sala;
- Criar
desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio
repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais
(ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
- Explorar
e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para
o fazer artístico;
- Reconhecer
a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
- Valorizar
e apreciar a produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
- Forma pessoal de expressão;
- Criatividade;
- Observação;
- Atenção;
- Concentração no trabalho;
- Valorização
da própria produção e da produção dos outros;
- Organização
e cuidado com materiais;
- Cooperação e iniciativa;
- Valorização
da produção de arte em geral;
- Respeito
pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;
- Respeito
pelo próprio trabalho e pelos dos outros;
- Interesse
por apreciar obras de arte presentes na sociedade;
- Conhecimento
da diversidade de produções;
- Apreciação
das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências
pessoais;
- Respeito
e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
- Observação
dos elementos constituintes da linguagem visual;
- Apreciação
e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração,
discriminação e interpretação de imagens e objetos.
Atividades
- Desenhar;
- Pintar;
- Construir com sucata;
- Modelar;
- Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
- Recortes e colagem;
- Desenho de interferência;
- Jogos de construção;
- Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
- Impressão;
- Reprodução de desenho;
- Desenho de observação;
- Desenho de interferência;
- Desenhar
a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser
um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
- Desenho
e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
- Apreciação
de obras de arte diversas.
Ações de Enriquecimento do Planejamento.
- Oferecer
oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e
objetos utilizados;
- Proporcionar
contato, uso e exploração de diferentes materiais;
- Criar
possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as
apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo
seu conhecimento do mundo;
- Intervir
na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de
expressão;
- Trabalhar
com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas
utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas,
modelagens, maquetes).
Procedimentos
de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
5. Linguagem Oral e
Escrita.
A aprendizagem da linguagem oral e
escrita vem com o objetivo de que a criança amplie suas possibilidades de
participação nas diversas práticas sociais, sua importância para a formação do
sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações humanas e
culturais, na construção de conhecimento e no desenvolvimento da linguagem e do
pensamento.
Aprender as palavras com os seus significados culturais e os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam da realidade.
Aprender as palavras com os seus significados culturais e os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam da realidade.
Na
educação infantil a aprendizagem deve ser significativa, ampliando as
capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas
crianças, relacionando o desenvolvimento da capacidade lingüística básica:
falar, escutar, ler e escrever.
Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
- Diálogo;
- Argumentação.
Linguagem Escrita
- Escrita
como representação da fala;
- Organização
na escrita do nome;
- Reescrita
a partir de suas hipóteses;
- Produção
e interpretação de pequenos textos;
- Função social da escrita.
Procedimentos.
- Usar
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas
vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu
ponto de vista;
- Conhecer
e produzir pequenos textos, oralmente;
- Ouvir histórias;
- Usar
o diálogo para resolver conflitos;
- Participar
da elaboração das regras do grupo;
- Ouvir com atenção;
- Pronunciar
as palavras com clareza;
- Reconhecer o nome;
- Usar
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas
vivências em situações cotidianas;
- Conhecer
e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e
canções;
- Ouvir,
comentar, reconhecer e recontar histórias;
- Defender
seu ponto de vista respeitando os demais;
- Usar corretamente a língua;
- Preparar
a fala para uma exposição oral;
- Participar
em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
- Saber
escrever o próprio nome;
- Reconhecer
as letras do alfabeto;
- Conhecer
os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
- Levantar
hipóteses sobre o tema a partir do título;
- Selecionar material para ler;
- Compreender
o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
- Produzir
textos mesmo que não convencionalmente;
- Interessar-se
por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
- Interpretar,
reescrever e produzir pequenos textos;
- Recontar
histórias conhecidas com aproximação às características da história
original no que se refere à descrição de personagens;
- Explorar
diferentes tipos de textos;
- Interpretar,
reescrever e produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
- Percepção
e reconhecimento da função social da comunicação;
- Respeito
diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias
quanto ao modo de falar;
- Enriquecimento do vocabulário;
- Preocupação
em ser entendido e entender os outros;
- Reconhecimento do próprio nome.
- Escrita atenta;
- Facilidade de expressão;
- Clareza de dicção;
- Compreensão
dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
- Preocupação
em ser entendido e entender os outros;
- Valorizar a leitura;
- Valorização
da escrita como forma de registro;
- Manuseio,
com cuidado, de livros e materiais escritos;
- Gosto pela leitura.
- Interesse
por ler e ouvir a leitura;
- Zelo
com os livros e materiais;
- Respeito
pela produção própria e alheia;
- Curiosidade
e interesse pela escrita;
- Exigência
de qualidade em suas próprias produções de texto;
- Interesse por escrever;
- Reconhecimento
da função social da escrita;
- Valorização
da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
- Não
ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;
- Participação
em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira
convencional.
Atividades.
Uso diversificado de vários estilos de textos:
Uso diversificado de vários estilos de textos:
·
Fábulas;
·
Músicas;
·
Parlendas;
·
Texto informativo;
·
Rótulos;
·
Propagandas;
·
Poesias;
·
Receitas;
·
Trava-línguas;
Roda de
conversa;
·
Forca;
·
Dramatização;
·
Conto e reconto de histórias;
·
Leitura do nome;
·
Jogos com nome;
·
Memória;
·
Dominó.
·
crachá;
·
Leitura de Histórias;
·
Caça-palavras;
·
Cantinho da leitura;
·
Palavras-cruzadas;
·
Bingo de letras e palavras;
·
Alfabeto Móvel;
·
Quebra-cabeça.
·
Recontos de histórias feitas pelos alunos e
professora;
·
Transmissão de recados;
·
Leitura de textos diversos;
·
Mímica e gestos;
·
Leitura do nome;
·
Produção de pequenos textos;
·
Palavra cruzada;
·
Texto com lacunas para completar;
·
Conversas informais e formais (recados, convites,
bilhetes, informações);
·
Entrevistas;
·
Pesquisas;
·
Atividade de escrita de diferentes textos;
·
Jogos de escrita;
·
Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas,
etc.).
Ações de
Enriquecimento do Planejamento.
- Participação
na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a
ouvir os amigos, trocando experiências;
- Proporcionar
a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e
pelos alunos;
- Criar
um clima de segurança, respeito e afeto;
- Propor
jogos onde se nomeiam letras;
- Criar
situações em que seja necessário a escrita do nome;
- Escutar
a criança, dar atenção ao que fala atribuir sentido, reconhecendo que quer
dizer algo;
- Dar
significado a fala da criança;
- Ajudar
as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e
associações contidas em suas falas;
- Desenvolver
a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais,
grupais e coletivas e que tenham significados ( poesias, parlendas,
músicas, etc.);
- Propor
a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz
necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites,
etc.).
- Utilizar
diferentes textos como os que circulam na vida real;
- Trabalhar
a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta,
silenciosamente, etc;
- Propor
e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural,
livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;
- Estimular
os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com
objetivos definidos;
- Propor
que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir
de conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as,
modificando palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala
oral.
Procedimentos
de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
6. Natureza e Sociedade.
O objetivo com a área da
natureza e sociedade é reunir temas do mundo social e natural, com a intenção
de que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são
respeitadas as especificidades das suas origens, abordando temas e enfoques de
diferentes campos das ciências humanas e naturais.
Colocando a área como parte integrante de
grupos socioculturais, vivenciam experiências e interagindo num contexto de
conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos
temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de
conhecimentos sobre o mundo que as cerca. Além disso,
as atividades envolvendo temas como o conhecimento do próprio corpo e a
observação de plantas e animais estimulam a criança a construir e reconstruir
noções e conceitos sobre o mundo em que vive.
Com base
nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo,
priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações
entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que
estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali
se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e
para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade
pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando
perguntas e confrontando idéias.
Conteúdos.
Conceitos, Fatos e Princípios.
- Esquema corporal;
- Órgão dos sentidos;
- Os
lugares e as paisagens;
- Meio Ambiente;
- Fenômenos da Natureza;
- Meio de comunicação;
- Meio de transporte;
- Tipos de moradia;
- Modo
de ser, viver e trabalhar;
- Saúde;
- Plantas;
- Seres vivos.
Procedimentos.
- Ter
conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas
habilidades físicas, motoras e perceptivas;
- Utilizar
os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
- Construir
conhecimentos através do contato com a natureza;
- Perceber
que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
- Perceber,
compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
- Reconhecer
as modificações feitas pelo homem;
- Perceber
os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Utilizar
normas de higiene para prevenir doenças;
- Valorizar
atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
- Estabelecer
relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo,
rios, chuvas, secas, etc.);
- Participar
de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
- Conhecer
as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de
visitas e registros;
- Reconhecer
relações de mudanças e permanência dos costumes;
- Pesquisar
e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
- Utilizar
normas de higiene para prevenir doenças;
- Conhecer
a importância de uma boa alimentação para a saúde;
- Observar
e conhecer os diferentes tipos de plantas;
- Identificar os seres vivos;
- Conhecer
os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores.
- Respeito
e cuidado com o próprio corpo;
- Conhecimento
do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
- Interesse
espontâneo em relação a natureza;
- Utilização
dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
- Observação da paisagem local;
- Conservação
do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
- Conscientização
sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que
poderá juntar larvas do mosquito da dengue;
- Observação
e compreensão dos fenômenos naturais;
- Valorização dos recursos naturais;
- Valorização
e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos;
- Respeito
aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;
- Valorização
do patrimônio social, cultural e natural do seu grupo social e
interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
- Valorização
evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
- Leitura
e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
- Formulação
de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
- Identificação
de alguns papéis sociais;
- Valorização
de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades.
- Roda de perguntas;
- Espelho;
- Quadrinhas;
- Recorte e colagem;
- Interferência;
- Pintura;
- Histórias;
- Pesquisas;
- Experiências;
- Cartazes
informativos ( uso e confecção);
- Atividades
em grupo e individuais;
- Leitura,
escrita, desenho e coletas de dados;
- Busca
e divulgação sobre a Dengue;
- Brincadeiras;
- Música;
- Filmes;
- Passeios;
- Conversas;
- Jogos;
- Atividade de observação.
Ações de Enriquecimento do Planejamento.
- Formular
perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
- Proporcionar
brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
- Fazer
o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Dar
espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir
através de pesquisas e experiências a resposta;
- Selecionar
textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
- Oferecer
oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a
natureza;
- Elaborar
projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em
que vivemos;
- Proporcionar
atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças
e a pesquisa;
- Propiciar
o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no
cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos,
jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de
moradia em volta da escola, etc.);
- Fazer
o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Permitir
que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para
refletir sobre os conteúdos;
- Promover
passeios para observação da diversidade de seres vivos;
- Eleger
temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais
diversos.
Procedimentos
de Avaliação.
A
avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através
de registro e observação do grupo.
_______________________________________________________________
7. Matemática.
As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidade, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como por exemplo: conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos do jogo, repartir as balas entre amigos, mostrar com os dedos a idade, e etc. Também observam e atuam descobrindo caminhos estabelecem sistemas de referência, identificam posições e comparam distâncias e tamanhos. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
O objetivo com a área de matemática é comunicar procedimentos de resolução de problema, argumentar e procurar seu ponto de vista relacionado com resultados de experiências não realizadas, aceitação dos erros e buscar dados que faltam para resolver problemas.
Desta
forma, as crianças poderão tomar suas decisões, agindo como produtoras de
conhecimento e não apenas executoras de instruções.
Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos.
Portanto, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos.
Conteúdos.
Conceitos, Fatos e Princípios.
- Escrita numérica;
- Seqüência numérica;
- Número e quantidade;
- Seriação;
- Simbolização;
- Espaço e forma;
- Grandezas e medidas;
- Classificação e ordenação;
- Situação-problema;
- Cálculo mental;
Procedimentos
- Associar
símbolos às quantidades correspondentes;
- Agrupar
de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
- Seriar diferentes materiais;
- Verbalizar
numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
- Fazer
comparações entre números e quantidades;
- Ler,
escrever, comparar e ordenar números;
- Participar
de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
- Manipular
os elementos do seu ambiente;
- Classificar
elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
- Relacionar
tamanhos, formas e medidas;
- Resolver situações-problemas;
- Observar formas geométricas;
- Verbalizar
em diferentes situações a seqüência numérica;
- Separar
e generalizar materiais diversos;
- Colecionar
materiais de acordo o interesse do grupo;
- Analisar
e avaliar as suas conquistas;
- Seriar,
comparar e verbalizar números e quantidades;
- Saber
tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
- Utilização
de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver
problemas e operações;
- Comparar
as distâncias, medidas e tamanho;
- Identificação
de números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Registrar
números em diferentes situações;
- Manusear
cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
- Ter
confiança em suas próprias estratégias;
- Comparar
receitas (culinária, tintas, etc.);
- Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
- Observação
e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
- Capacidade
de identificar e comparar quantidades e números;
- Valorização
de trocas de experiências a partir de situações reais;
- Desenvolvimento
de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
- Desenvolvimento da notação numérica;
- Observação
do espaço em que vive;
- Curiosidade;
- Observação
e uso dos números em seus diferentes contextos;
- Segurança
na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
- Identificação
de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
- Descrição
e representação de pequenos percursos e trajetos;
- Compreensão
e uso de diferentes instrumentos de medida;
- Uso da linguagem matemática;
- Exploração
e identificação de propriedades geométricas;
- Resolução
de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
- Análise
e avaliação de suas conquistas.
Atividades
- Observar
números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
- Bingo
e ditado de números;
- Trabalho
com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro
numérico, calendário;
- Músicas;
- Histórias
(valorizando a seqüência dos fatos);
- Jornais de mercado;
- Jogos de encaixe;
- Jogos numéricos;
- Uso do calendário;
- Pesquisa;
- Jogos
de Faz-de-conta;
- Histórias;
- Exploração
de numerais em diferentes materiais;
- Músicas;
- Registro
de jogos (posição, pontuação);
- Listas;
- Modelagem;
- Recorte e colagem;
- Observar
e explorar o ambiente que o cerca;
- Manipular
os elementos do seu ambiente;
- Classificar
materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
- Brincar
com rótulos e embalagens em diversas situações;
- Jogos de contagem;
- Situações
problema envolvendo o cotidiano escolar.
- Ditado de números;
- Bingo;
- Manipular
e utilizar blocos e figuras geométricos;
- Jogos variados;
- Participar
do feitiu e registro de receitas.
Ações de Enriquecimento do Planejamento.
- Fazer
uso do calendário durante todo o ano letivo;
- Despertar
a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
- Propor,
no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em
jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais,
votações, chamada, etc.;
- Questionar
as crianças para que reflitam e formulem hipóteses
- Propor
dramatizações de situações-problema;
- Realizar
trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de
obras de arte e artesanato;
- Utilização
dos números durante as atividades seqüenciadas;
- Fazer
uso de contagem através da tabela numérica;
- Propor
momentos com oficinas de jogos;
- Dar
oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando,
analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc;
- Organizar
atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de
diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos
matemáticos.
- Propor
situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos
durante o ano;
- Aproveitar
situações reais para propor novos desafios;
- Elaborar
situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas
aprendizagens.
Procedimentos
de Avaliação.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
Fiquei muito feliz quando comecei a ler esse planejamento, depois de tanto procurar algo que me ajudasse e inspirasse, achei e agradeço por compartilharem. Excelente!
ResponderExcluirParabens para o grupo que elaborou esse plano. Excelente.
ResponderExcluirParabéns!! Achei fantástico esse planejamento, pois aborda todos os eixos do RCNEI, fiquei muito feliz e com certeza irá nos ajudar bastante na resconstrução dos nossos planejamentos.
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